Acesse o Resultados dos Exames

Serviços

Coleta Pediátrica

A coleta em crianças deve ser um momento de carinho e respeito, por isso no Laboratório Alfanálises temos profissionais com larga experiência pediátrica, para reduzir o estresse que o momento causa.
Abaixo listamos as principais coletas e suas especificações:  

 

Coleta de sangue:
Alguns padrões técnicos foram adaptados às necessidades pediátricas, como é o caso do uso de tubos menores para a coleta de sangue, o que permite uma redução de até 70% do volume de sangue a ser coletado, o que beneficia os recém-nascidos, prematuros, lactentes, menores de 6 anos, crianças de baixo peso e portadores de doenças crônicas.
Outra comodidade, é o uso dos dispositivos tipo scalp, mais conhecidos como butterfly, que possibilitam uma coleta lúdica, já que a seringa e os tubos não ficam evidenciados.
Crianças pequenas geralmente são dispensadas de jejum, devendo-se procurar coletar a amostra antes da próxima mamada. Para crianças maiores, geralmente as instruções são iguais aos adultos.
 
Coleta de urina
A coleta deve ser feita, preferencialmente, no laboratório. É utilizado um coletor de urina infantil estéril. Assim, basta posicionar o coletor e aguardar que a criança urine. Inclusive, esta espera pode ser feita na própria recepção, pois não é necessário deixá-la despida. Além do mais, oferecer líquidos 2 horas antes da coleta de urina ou mesmo trazer uma mamadeira facilita a coleta.
 
Coleta de fezes
A coleta pode ser feita em casa e em bebês ou crianças pequenas, dependendo dos exames a serem realizados, é possível retirar uma amostra da fralda, imediatamente após a evacuação, com uma pazinha e colocar no frasco plástico oferecido previamente no laboratório. A forma de conservação até a entrega vai depender dos exames.
 
Teste do pezinho
Feito no laboratório ou a domicílio, o teste é feito através de uma picadinha no pé do bebê para obtenção de sangue "capilar". No Laboratório Alfanálises, utilizamos uma lanceta específica para a picada do teste do pezinho, a BD MICROTAINER® QUIKHEEL™, que garante o volume de sangue adequado para o exame e a minimização da dor para o bebê. Não é preciso que o bebê fique em jejum.


CERTIFICADO DE CORAGEM

Após a realização da coleta, a criança recebe um certificado de coragem, que pode ser colorido em casa. Assim, com a experiência positiva que tiveram, vão para casa com uma visão muito diferente do que esperavam de um laboratório.



Solicite Orçamento   message