Nossa missão é cuidar de sua saúde, com a melhor experiência de atendimento e plena conformidade com a legislação vigente. Adotamos todos os protocolos e procedimentos necessários, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei n.º 13.709/2018), para garantir a segurança e privacidade dos dados de nossos clientes.

 

1. Por que é necessário coletar e armazenar meus dados?
A coleta de determinados dados pessoais se faz necessária para a correta prestação de nossos serviços, bem como para proporcionar a você alguns serviços diferenciados, tais como o acesso a seu histórico de resultados de exames no site. Coletamos a menor quantidade possível de dados pessoais necessários para viabilizarmos tais finalidades. O armazenamento de dados e resultados dos exames de análises clínicas é uma obrigação legal e regulatória, em atendimento a RDC – Resolução da Diretoria Colegiada n.º 302/2005 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos, e a Lei n.º 13.787/2018, que dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente.

 

2. Como é feita a coleta dos meus dados?
Seus dados podem ser fornecidos diretamente por você durante o atendimento, serem gerados a partir da prestação de nossos serviços, ou podem ter sido fornecidos por seu empregador ou por seu responsável legal. Ademais, também podemos obter dados pessoais e outras informações de fontes públicas/governamentais.

 

3. Quais dados são coletados e como são utilizados?
Quando realizamos um atendimento, um cadastro para agendamento ou um pré-atendimento de exames, seja em nossas unidades, por telefone ou por meio de canais digitais, podemos coletar os seguintes dados pessoais, conforme nossa política de privacidade:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Gênero;
  • Peso (apenas quando necessário, exigido para alguns exames);
  • Altura (apenas quando necessário, exigido para alguns exames);
  • Endereço;
  • Telefone para contato;
  • E-mail;
  • RG;
  • CPF;
  • Nome da mãe;
  • Dados de saúde, medicações ou suplementos utilizados;
  • Dados de profissionais de saúde;
  • Dados do seu seguro ou plano de saúde;
  • Dados do seu cartão de crédito;
  • Senha de acesso a resultados no site;
  • Localização, dados do dispositivo, cookies de navegação.

 

A coleta desses dados é necessária para prestação de nossos serviços, e tem as seguintes finalidades:

  • Identificação do paciente e confirmação de sua identidade;
  • Necessário para realizar a cobrança, emitir e enviar a nota fiscal, e para faturamento dos exames para operadoras de planos de saúde;
  • Orientar valores de referência dos exames, identificar possíveis restrições ou interferências em técnicas e equipamentos, ou fornecer informações complementares aos aspectos analisados na amostra coletada;
  • Possibilitar o contato com paciente em caso de necessidade, como comunicação de resultados, solicitações ou esclarecimentos adicionais;
  • Realizar notificações compulsórias de resultados de exames para Vigilância Sanitária, exigido para alguns exames conforme legislação vigente;
  • Aprimorar experiência de navegação no site e permitir o acesso aos resultados de exames no site do laboratório.

 

4. O que é feito com os dados gerados a partir dos resultados dos meus exames e por quanto tempo são armazenados?
Além dos dados pessoais fornecidos por você, a prestação de nossos serviços também gera dados que pertencem a você como, por exemplo, os resultados de seus exames, os quais são armazenados e vinculados aos seus dados pessoais. O armazenamento dos dados pessoais e dos seus resultados de exames de análises clínicas será mantido pelo tempo necessário, conforme determinam a RDC n.º 302/2005 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos; e a Lei n.º 13.787/2018, que dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente. A manutenção desses dados também possibilita ao laboratório oferecer serviços adicionais que colocamos à sua disposição, como por exemplo, acessar seu histórico de resultados de exames.

 

5. Como são tratados meus dados pessoais?
Adotamos diversas iniciativas para tratamento de seus dados pessoais, por meio de políticas e procedimentos para garantir sua segurança e privacidade, em conformidade com as normas vigentes que regulam nossas atividades como prestadores de serviço da área da saúde. Os dados pessoais que tratamos variam de acordo as finalidades de uso e com as atividades que realizamos, e não são comercializados.

 

6. Meus dados pessoais são compartilhados?
Seus dados pessoais podem ser compartilhados apenas em situações relacionadas ao contexto da prestação de nossos serviços, ou quando somos obrigados a compartilhar por obrigação regulatória ou para execução de contrato. Ocorre compartilhamento dos seus dados, por exemplo, se houver obrigatoriedade de fazermos a notificação compulsória de diagnóstico de determinadas doenças, conforme legislação vigente. No contexto de prestação de serviços, seus dados podem ser compartilhados com parceiros que realizam, de forma terceirizada, por questões técnicas, alguns dos exames que oferecemos. Nesses casos são compartilhadas apenas as informações essenciais necessárias para correta prestação do serviço. O compartilhamento também pode ocorrer com a operadora de seu plano de saúde, para fins de faturamento, conforme contrato, sendo apenas dados que forem essenciais para esta finalidade.

 

7. O que são Cookies e para que servem?
Um Cookie é um pequeno de texto fornecido a você por um site visitado que ajuda a identificá-lo, e podem armazenar suas preferências para proporcionar uma personalização das informações apresentadas, conforme você navega por diferentes páginas daquele site ou retorna ao site posteriormente. Eles permitem também coletar dados de navegação no site, conforme as autorizações concedidas por você em cada tipo de dispositivo. Podemos utilizar cookies próprios ou de terceiros em nossos Sites e Aplicativos.

 

8. Como é garantida a segurança dos meus dados?
Os dados pessoais recebidos de nossos clientes são tratados com o máximo de cuidado e segurança. Adotamos processos e controles para prevenção, detecção e resposta a incidentes e proteção dos seus dados de acessos e usos não autorizados, através da gestão dos riscos de segurança da informação. A devida proteção ocorre desde o momento em que o dado é coletado, passando pelo processamento, transmissão, armazenamento, análise e descarte. Todas essas medidas de segurança visam também proteção contra eventuais perdas, divulgação indevida, alteração ou qualquer outra violação dos dados, conforme Lei n.º 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.

 

9. Posso solicitar a alteração ou exclusão dos meus dados pessoais?
Sim, você pode solicitar alteração ou eliminação de seus dados pessoais a qualquer momento. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo você solicite a eliminação de seus dados, alguns dados deverão ser obrigatoriamente armazenados por um tempo previsto por normativas legais e regulatórias que regem as atividades da área da saúde.

 

10. Alterações na Política de Privacidade
A qualquer momento as disposições constadas nesta Política de Privacidade podem ser alteradas. Após as alterações serem divulgadas em nossas plataformas e serem comunicadas de qualquer forma aos usuários, as novas disposições constadas nesta Política serão válidas e eficazes.

 

11. Ainda quero saber mais. Onde posso ter mais informações ou tratar de assuntos de privacidade?
Para saber mais ou para tratar de assuntos de privacidade entre em contato conosco por intermédio do e-mail comercial@alfanalises.com.br.